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UM ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DO ENSINO INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esse trabalho é parte de uma pesquisa que busca compreender o processo de integração de inovações educacionais no Ensino da Matemática da Educação Básica. No contexto da pesquisa, o conhecimento sobre a abordagem de ensino presente nas orientações curriculares para o Ensino da Matemática é tomado como aspecto relevante e articulador de ações na formação de professores. Nesse entendimento, o presente estudo toma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como possibilidade de promover inovações educacionais, dado seu propósito de nortear ações e políticas públicas, e apresenta uma análise acerca da perspectiva teórica dessa orientação curricular para o Ensino da Matemática. Nessa direção, caracterizando-se como ensaio teórico, estrutura-se o estudo da seguinte forma: 1) revisão teórica das estratégias metodológicas de Ensino de Matemática sob o olhar das investigações; 2) compreensão e caracterização do Ensino Investigativo de Matemática (EIM); 3) análise da perspectiva teórica da Base Nacional Comum Curricular, da área da Matemática. As contribuições do estudo estão na direção de caracterizar o EIM, quanto aos aspectos do conhecimento Matemático, do ensino e da aprendizagem, e de sinalizar que a BNCC, na área da Matemática, aproxima-se teoricamente do ensino investigativo, especialmente pela concepção do conhecimento como processo em construção, pela proposição de tarefas abertas e pela recomendação de envolvimento do aluno na atividade matemática propriamente dita.
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