Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Oficina de números positivos e negativos: possibilidades para aprender matemática
João Francisco Staffa da Costa

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade e contribuição do uso de materiais manipulativos para a aprendizagem de números positivos e negativos com alunos de sextas e sétimas séries do Ensino Fundamental. Inicialmente, fez-se uma retrospectiva histórica da utilização de números negativos e abordaram-se algumas dificuldades dos alunos quando tal conteúdo é apresentado de forma a contextualizar o estudo. O aporte teórico contou com as contribuições de Fagundes (1977) para defender a utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e Vergnaud (1986, 1991) com a Teoria dos Campos Conceituais para justificar a elaboração de cada material. A parte empírica contou com a colaboração de alunos de sexta e sétima séries do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Porto Alegre/RS ocorrendo no formato de oficinas, fazendo-se uso dos materiais elaborados. Procurou-se responder a questão de pesquisa: utilizar materiais manipulativos pode contribuir para a aprendizagem de números positivos e negativos, fazendo com que o aluno atribua a eles significado concreto? Pode-se concluir que os materiais, ainda que precisem ser aprimorados, contribuíram para que os alunos apreendessem números positivos e negativos em diferentes contextos.

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