Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
OS GRÁFICOS: UM CAMPO FÉRTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO
LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS, RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


 

O presente artigo é produto de observações em que alunos de duas turmas de nonos anos de uma escola pública do município da cidade de Canoas foram convidados a apresentar aos seus colegas de turma, interpretações de diversos gráficos, os quais abordavam diferentes assuntos. O objetivo, além de incentivá-los à participação da aula como protagonistas da mesma, oferecendo a oportunidade de um momento “mágico” de irem à frente da turma para, como professores, exporem as suas análises e ponderações sobre o tema abordado em seu gráfico. Também era o de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos na resolução de problemas por meio da simples análise e interpretação dos gráficos. E por que acreditamos que o exercício de tais interpretações não possui uma “receita pronta”, pela qual o aluno possa se valer, aplicando-a em todas as situações. Acreditávamos assim, que surgiriam soluções próprias e originais, demonstrando assim a autonomia na resolução dos problemas, bem como a flexibilidade de pensamento.


Texto completo: PDF