Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esse trabalho apresenta resultados iniciais de uma pesquisa maior, intitulada “O conceito de limite na formação inicial de professores de matemática: Um estudo à luz dos três mundos da matemática”, que tem por objetivo analisar o conceito de limite de uma função apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Metodologicamente, elencaram-se três livros presentes nas ementas de diversos cursos de cálculo distribuídos pelo país. Foi proposto um quadro de questões para realizar a análise dos capítulos de introdução ao conceito de limite e das características que um aluno que estuda pelos livros pode desenvolver ao resolver os exercícios propostos nesses capítulos. A análise possibilitou verificar que a maioria das questões objetiva o desenvolvimento de características dos Mundos Simbólico e Corporificado, com poucas exigências do Mundo Formal. Nesse sentido, essa análise pode contribuir para verificar se as imagens conceituais dos alunos têm origem nos conteúdos apresentados nos livros didáticos e nas possibilidades de trabalhar o conceito de limite com apelo aos Três Mundos da Matemática.