Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é entender se a dificuldade de resolver problemas aditivos está relacionada com a interpretação de texto, ou com o aprendizado da matemática em si, ou com ambos. Nossa pesquisa se apoiará na teoria sobre os campos conceituais de Vergnaud, pois acreditamos que a má formação do campo conceitual aditivo é um dos principais problemas relacionados a essa dificuldade. Iremos elaborar e aplicar uma sequência de atividades que envolverão questões de resolução direta e situações problematizadas, algumas sem a necessidade de interpretação de texto e outras com a necessidade de interpretação de texto. Para analisarmos os resultados obtidos na pesquisa de campo, nos embasaremos em uma técnica chamada protocolo verbal, a fim de entender o que cada aluno estava pensando enquanto resolvia as questões. A partir daí, faremos uma análise das principais causas da dificuldade em resolver problemas aditivos.