Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Geometria Fractal: O uso do software GeoGebra na construção do Floco de Neve
Aline de Lima Brum, Elaine Corrêa Pereira

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


O presente artigo apresenta as fases do desenvolvimento tecnológico em Educação Matemática, no Brasil, destacando aspectos da quarta fase, como GeoGebra, Facebook, WhatsApp, smartphones e netbooks. Este estudo relata os resultados da investigação realizada com alunos do nono ano, do ensino fundamental, de uma escola pública brasileira, em que se perscrutou a percepção dos estudantes acerca das potencialidades das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse sentido, desenvolvemos um processo de criação de uma nova ferramenta no software GeoGebra, introduzindo a ideia de Geometria Fractal e explorando alguns conhecimentos matemáticos na construção do Floco de Neve. Adotamos para a análise dos dados o método da Análise Textual Discursiva por ser de abordagem qualitativa e permitir a compreensão do fenômeno investigado no ambiente educativo. Com os resultados obtidos, percebemos a necessidade de uma estruturação horizontal do ensino, com estratégias inovadoras na construção de uma aprendizagem ubíqua.


Texto completo: PDF