Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar, segundo a teoria de Van Hiele, os resultados de atividades sobre quadriláteros, desenvolvidas durante uma oficina sobre quadriláteros realizada na semana acadêmica em um curso de licenciatura. A oficina foi desenvolvida para apresentar aos futuros professores a teoria de Van Hiele. Para isso foram realizadas pelos acadêmicos várias atividades, que poderiam ser aplicadas em sala de aula em uma turma de 8⁰ ano para explorar o conteúdo de quadriláteros. E ao final se apresentou aos participantes a teoria, mostrando as relações entre as atividades desenvolvidas e a teoria de Van Hiele. Algumas atividades foram gravadas, outras filmadas e o material escrito pelos grupos participantes foi recolhido e posteriormente analisado. Os resultados apontam que embora todos os participantes, já tivessem cursado ou estivessem cursando um curso de geometria Euclidiana axiomática, que corresponde ao nível 4 de conhecimento geométrico na teoria de Van Hiele, alguns desses alunos ainda não haviam conseguido consolidar o que seria esperado nos níveis 2 e 3 com relação à compreensão dos quadriláteros

Texto completo: PDF