Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO
ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste trabalho pretende-se socializar resultados decorrentes do uso do software GeoGebra, particularmente para o estudo das Funções Trigonométricas. A aplicabilidade ocorreu durante a disciplina de Estágio Docência no Ensino Superior em uma turma com 34 alunos na disciplina Introdução às Ciências Exatas em uma Instituição de Ensino Superior do interior do RS/Brasil. O objetivo foi utilizar o Software para fazer análise de funções ondulatórias. Também foram investigados o comportamento e as percepções dos alunos a partir da utilização da ferramenta. A pesquisa de cunho qualitativa utilizou da observação sistemática para coleta e análises dos dados. Os resultados apontam que na turma investigada, a participação em tarefas que envolveram uso de tecnologia e manipulação de materiais potencializou o aprendizado. Verificou-se ainda, que a interatividade proporcionada pelo software contribuiu para que os alunos articulassem melhor o raciocínio lógico na busca de solução para as situações propostas, sendo assim, um facilitador entre a compreensão da teoria e da prática.

Texto completo: PDF