Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO UNIVATES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ETNOMATEMÁTICAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Ieda Maria Giongo, Marcia Jussara Hepp Rehfeldt, André Gerstberger

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este relato tem por objetivo problematizar um conjunto de ações desenvolvidas numa pesquisa/intervenção desenvolvida com apoio financeiro do programa governamental Observatório da Educação (Edital INEP CAPES 049/2012) e que conta com a participação de professores da Escola Básica do Vale do Taquari, RS, pesquisadores da Universidade, alunos da graduação e de pós-graduação stricto sensu. Tais ações abarcam a confecção, problematização e efetivação de práticas pedagógicas investigativas no ensino de Matemática na Escola Básica, bem como formação de grupos de estudos com docentes, tendo como referencial téorico o campo da etnomatemática. Os resultados, locais e datados, apontam para possibilidades e limitações de tais práticas pedagógicas, a saber: a) o campo da etnomatemática ainda é pouco explorado em práticas pedagógicas na Escola Básica; b) práticas pedagógicas alicerçadas em aspectos culturais podem ser potentes para os processos de ensino e de aprendizagem na Escola Básica na medida em que permitem a emergência de outros modos de ensinar e aprender matemáticas e c) há que se repensar os processos de formação continuada para professores da Escola Básica, oportunizando que estes ocorram em grupos menores.