Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Marcelo Souza Motta

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo teve como objetivo verificar se ambientes mediados por computador contribuem na formação inicial de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa investigou os acadêmicos durante a formação inicial em uma disciplina de concepções tecnológicas e pedagógica. O quadro teórico dessa investigação buscou aporte de pesquisadores da formação inicial de professores, atividades investigativas, tecnologias educacionais e aprendizagem significativa. Como processo investigativo, utilizou-se um método qualitativo em uma abordagem de pesquisa-ação, com os empregos de variados instrumentos metodológicos. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias, na formação inicial dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática, promove impactos significativos em sala de aula e criam um ambiente que proporciona aos alunos novas formas de pensar e agir.

Texto completo: PDF