Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR
Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Apresentamos um estudo a respeito da transição entre o Ensino Médio e o Ensino Superior com relação a noção de estudantes sobre sistemas de equações lineares, conceito estudado a partir do Ensino Fundamental – Anos Finais até o Ensino Superior, quando serve de ferramenta para a introdução de outras noções, em particular, de geometria analítica e álgebra linear. O referencial teórico central é a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e colaboradores e os referenciais teóricos de apoio são as abordagens de quadro e mudança de quadros de Douady; os níveis de conhecimento esperados, segundo Robert e a noção de ponto de vista, conforme Rogalski. A pesquisa é documental com os procedimentos: seleção e análise de documentos oficiais curriculares brasileiros sobre sistemas de equações lineares, livros didáticos, provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). As ferramentas teóricas nos auxiliaram a compreender as relações institucionais esperadas e existentes assim como as relações pessoais que se espera tenham sido desenvolvidas pelos estudantes em função dessas relações institucionais. Apesar da coerência entre as relações institucionais esperadas e existentes, os resultados obtidos pelos estudantes nas macroavaliações investigadas, tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior, estão em desacordo com as relações institucionais.

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