Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho apresenta um Projeto realizado pelo PIBID, subprojeto Matemática, desenvolvido em uma Escola Estadual de Educação Básica de Porto Alegre. O projeto consiste na articulação da matemática escolar à Perspectiva Sociocrítica de Skovsmose por meio da modelagem de situações opressoras presentes no cotidiano. O intuito deste relato é divulgar uma forma alternativa de trabalhar a matemática relacionada a esses aspectos negativos da sociedade. Com a aplicação deste projeto pretende-se instigar a reflexão, a interpretação e o pensamento crítico nos alunos, proporcionando um ambiente democrático de debate e compartilhamento de ideias, por meio de conceitos matemáticos. Contribuindo assim, para uma educação libertadora.

Texto completo: PDF