Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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USO DO TEODOLITO CASEIRO PARA O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Miguel Melendo Beck

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de uma prática realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Bom Jesus (Porto Alegre). Foi utilizado um teodolito construído em sala de aula para medir ângulos em relação a horizontal e, a partir do dispositivo construído, realizar um exercício prático de mensuração no pátio da escola buscando triângulos retângulos. Em sala de aula, foi realizado a reflexão das relações entre as medidas coletadas e os ângulos envolvidos. A partir das falas dos alunos e das anotações obtidas, analisaremos a partir das contribuições da prática reflexiva de OLIVEIRA e SERRAZINA (1998). Após a experiência, concluímos que a prática foi proveitosa na construção dos conceitos de seno, cosseno e tangente, além de estabelecer a proporcionalidade de triângulos semelhantes. Também vimos que esta prática foi além dos objetivos iniciais do pesquisador, criando um espaço de reflexão para o docente sobre o ensino de trigonometria nos anos finais do Ensino Fundamental.

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