Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de números inteiros, baseada no referencial teórico de Campos Conceituais e no de Obstáculos Epistemológicos. Os alunos sentem dificuldades em aceitar o conceito de negativo e também de diferenciar as operações de adição e multiplicação de números inteiros, o que nos levou a crer que seja necessária uma reflexão sobre a forma como o assunto é tradicionalmente ensinado. Acreditamos que, conhecendo os obstáculos epistemológicos envolvidos no processo histórico de construção do conceito de números inteiros, e entendendo os campos conceituais aditivo e multiplicativo, poderemos propor uma atividade investigativa que auxilie os alunos a enfrentar as dificuldades encontradas na aprendizagem deste conceito. A proposta foi aplicada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino e os resultados obtidos são analisados qualitativamente sob a luz da teoria de obstáculos epistemológicos e campos conceituais. Com a análise dos resultados obtidos, acredita-se que conseguimos alcançar o objetivo do trabalho e superar os obstáculos epistemológicos apresentados.