Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
JOGOS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO DINÂMICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Cintia Schneider, Maiara Elis Lunkes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este minicurso tem por prerrogativa apresentar jogos que podem ser utilizados nas aulas de matemática da educação básica, visando um maior interesse dos alunos pela disciplina, disponibilizando um ambiente de descontração e aprendizagem. O mesmo está caracterizado por três momento: inicialmente a apresentação de uma breve discussão teórica sobre os jogos na sala de aula, utilizando como referencial Smole, Diniz e Milani (2007), Candido (2001), Brenelli (1996), entre outros. Após serão apresentados cinco jogos, com suas regras e conteúdos, bem como será entregue o jogo e disponibilizado um tempo para que possam jogá-lo. E o último momento, haverá uma discussão sobre adaptações das regras dos jogos e diferentes conteúdos que podem ser abordados além dos utilizados no minicurso. Espera-se como resultado que os participantes conheçam os jogos, que são de fácil adaptação e com isto venha a contribuir para a inserção dos mesmos nas aulas de matemática, dinamizando o ensino.


Texto completo: PDF