Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente artigo relata a experiência didática realizada com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Blumenau – SC, no trabalho com o método da Multiplicação Russa. O objetivo do artigo foi compreender a forma como a História da Matemática contribui para a aprendizagem significativa de multiplicação de números naturais, nesse caso, especificamente, o método da Multiplicação Russa. O conteúdo foi trabalhado em virtude de o professor de matemática identificar fragilidades nos estudantes em relação à operacionalização com o algoritmo da multiplicação comumente trabalhado e também na memorização da tabuada. Nesse sentido, organizou-se uma sequência didática em que foi apresentado o método supracitado, com atividades individuais e coletivas, em que os estudantes puderam resolver operações, discutir o algoritmo com os seus pares, escrever sobre suas ideias a respeito do método e socializar com a turma. Por meio de um diário de anotações, o professor pôde registrar suas compreensões acerca dos momentos de aprendizagem ocorridos durante a prática. A análise dessa experiência foi realizada segundo os preceitos da teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por Ausubel, Novak e Hanesian (1980). De posse de suas anotações, o professor compreendeu que os estudantes aprenderam o conteúdo de maneira significativa, pois puderam relacionar esse novo método de maneira não arbitrária e não-literal a aspectos relevantes pré-existentes em sua estrutura cognitiva. Dessa forma, o método da Multiplicação Russa pode ser uma alternativa a mais de cálculo aos estudantes do ensino fundamental.
Palavras Chaves: História da Matemática. Multiplicação Russa. Aritmética. Teoria da Aprendizagem Significativa.