Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: MARTELOS E PREGOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA
Camila Aliatti

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de atividade em que estudantes forma convidados a serem “fabricantes” de seu próprio conhecimento, mais especificamente dos conhecimentos de geometria plana. Por meio da confecção de um objeto manipulativo, o geoplano, os estudantes transformaram a sala de aula em uma Fábrica de Matemática. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2016, com uma turma de sexto ano de uma escola municipal de Sapucaia do Sul, no horário regular de aula. Apoiada na teoria do construcionismo de Seymour Papert, na pedagogia da autonomia de Paulo Freire e na aprendizagem cooperativa e por equipes de Jean Piaget, e utilizando o estudo de caso como metodologia, a presente pesquisa verificou que os estudantes podem ser agentes ativos na construção dos seus conhecimentos. Além disso, percebeu-se quanto aos resultados, que quando lhes são oferecidas diferentes oportunidades para aprendizagem, os estudantes se tornam sujeitos críticos, autônomos e produtores de conhecimento.

Texto completo: PDF