Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Os acadêmicos de licenciatura em Matemática da Universidade de Passo Fundo, têm, durante toda duração da graduação, a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UPF). Desta forma, além de poder vivenciar as diferentes ações previstas para os eixos do subprojeto PIBID/Matemática, o programa contribui para o conhecimento da realidade escolar, como licenciando, desde o início de sua formação acadêmica, adiantando o processo de estágio curricular, disciplina essa, obrigatória no curso. Através do PIBID, na área da Matemática, são realizadas ações em três escolas públicas do município de Passo Fundo, sendo uma delas a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Eulina Braga, na qual, um grupo de acadêmicos juntamente com uma professora orientadora realizaram um projeto/oficina nas turmas do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), durante o segundo semestre do ano de 2016 (julho-dezembro). Foram planejadas e desenvolvidas cinco atividades lúdicas diferentes, na forma de jogos e/ou gincana, todas referentes à conteúdos de matemática básica vistos em séries do Ensino Fundamental e Médio. Essas atividades buscaram retomar alguns conceitos que estavam “esquecidos” ou que não estavam completamente entendidos e tinham como objetivo principal estimular o raciocínio lógico dos estudantes. Ao propor os jogos como material lúdico, buscou-se incentivar, também, o trabalho em grupo, a comunicação entre os discentes e a competição saudável em busca do conhecimento. Os estudantes sentiram-se interessados com a atividade proposta sobre os jogos e motivados em aprender Matemática, o que facilitou o alcance dos objetivos indicados inicialmente.

Palavras-chave: Jogos. PIBID. Ensino de Matemática. Trabalho em grupo.



Texto completo: PDF