Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo é resultado de experiências vivenciadas durante a atuação em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, trabalhando com conteúdos de Geometria associados à Arte. O objetivo era investigar como o ensino de Matemática aliado à Arte pode favorecer na construção do conhecimento geométrico, tornando a sala de aula um espaço onde o aluno sinta-se motivado a aprender e dê significados à aprendizagem. Foram desenvolvidas atividades com material manipulável, que serviu como um elemento facilitador durante o desenvolvimento dos conceitos e atividades, pois possibilitou ao aluno uma melhor visualização do conteúdo de geometria e conceitos de transformações geométricas. O princípio norteador da aprendizagem baseia-se no que o aluno já sabe, eles são responsáveis para servir de ancoragem para as novas informações. Portanto, acredita-se que o ensino de Geometria voltado para atividades e situações experimentais que desafie o aluno, pode auxiliar na estruturação do pensamento e na aprendizagem de Geometria. Os resultados sinalizam que o material manipulável pode se apresentar como um potencializador da abstração dos conteúdos e do reconhecimento das representações intrínsecos a eles. Além disso, é possível concluir que o envolvimento físico com a construção do Caleidoscópio foi crucial para o processo de abstração dos conceitos de Transformações Geométricas. Dessa forma, as atividades usadas por meio da Geometria ligada à Arte deram significados aos conceitos, possibilitando um melhor entendimento, aproveitamento e aprendizagem desse conteúdo geométrico.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Transformações Geométricas. Visualização. Caleidoscópio. Arte.