Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Nesse artigo serão relatados os resultados de uma experiência de ensino a partir de uma proposta interdisciplinar entre Física e Matemática, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Educar-se, localizada no município de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O trabalho descreve uma aplicação da Modelagem Matemática como ferramenta facilitadora do processo de ensino/aprendizagem a partir da construção de escalas termométricas oriundas de um termômetro caseiro. Na metodologia utilizada seguiram-se os passos de acordo com Bassanezi (2002): levantamento de dados, formulação do problema, resolução, validação e modificação, a partir das práticas desenvolvidas no Laboratório de Física, bem como das análises e funções geradas por meio de modelos matemáticos de conversão para a escala Celsius. Foi alcançado sucesso no trabalho, pois possibilitou que o aluno fosse um sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento, além da compreensão de fenômenos físicos a partir de dados matemáticos.