Última alteração: 04-10-2017
Resumo
RESUMO: O conhecimento sobre a Matemática que se ensina e como se ensina são discussões recorrentes entre estudiosos da área. A preocupação com estas temáticas sinalizam um olhar diferenciado que precisa ser expandido nas pesquisas sobre os cursos de graduação, particularmente no que se refere a formação de profissionais para atuar nos distintos espaços educativos. As discussões sinalizam também uma preocupação para com os conteúdos ofertados nos componentes curriculares destes cursos. Neste sentido, elaboramos o presente texto que foi derivado de parte dos registros realizados num doutoramento. A pesquisa aqui descrita teve como objetivo verificar a existência de conteúdos específicos da Matemática nas ementas dos treze Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em relação a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização dos estudos tomamos como base uma pesquisa qualitativa, documental e a análise de conteúdos. Deste modo, observamos nos Cursos de Pedagogia da Instituição, quatorze componentes curriculares voltados para os conteúdos da Matemática, sendo que dos treze Cursos, apenas três apresentam dois componentes em sua matriz curricular. Observamos ainda, que dentre as quatorze ementas somente cinco delas trazem conteúdos específicos da Matemática em sua composição. Essa constatação pode favorecer o entendimento de que os Cursos desconsideram a necessidade destes conteúdos na graduação ou que os consideram como parte dos estudos realizados anteriormente. A presença de conteúdos da Matemática nos Cursos de Pedagogia poderia favorecer outras discussões e proporcionar metodologias diferenciadas para a formação de professores das primeiras etapas educacionais.
Palavras-chave: Conteúdos específicos da Matemática. Ementas. Curso de Pedagogia. Formação de professores. Educação infantil. Anos iniciais do ensino fundamental.