Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre intervenções pedagógicas realizadas no AEE - Atendimento Educacional Especializado -, com alunos que apresentam Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e estão cursando o 5o ano do Ensino Fundamental na rede municipal do Rio Grande do Sul. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, com a análise de atividades com jogos matemáticos. O Aluno B teve um avanço em relação à leitura, conseguindo ler as tarefas propostas com uma maior fluidez e segurança. Em relação às questões matemáticas, conseguiu resolver atividades envolvendo o cálculo mental (adição e subtração), mas ainda está em processo de desenvolvimento do raciocínio multiplicativo, necessitando de material concreto. O Aluno P possui bom raciocínio lógico e está evoluindo no cálculo mental (adição e subtração), construindo também o raciocínio multiplicativo, necessitando do auxílio da tabuada. Ainda continua em processo de construção da leitura e da escrita, necessitando do apoio da professora. Atividades lúdicas, envolvendo jogos matemáticos e o uso de tecnologias digitais, sinalizam potencialidades para a aprendizagem matemática no AEE. Por fim, verificou-se ser necessária a continuidade das intervenções pedagógicas, envolvendo atividades lúdicas para que os alunos possam efetivar o processo de desenvolvimento de suas habilidades cognitivas.
Palavras Chaves: Jogos pedagógicos. Aprendizagem Matemática. Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.