Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Esta oficina tem por objetivo possibilitar aos participantes vivenciar uma prática de Modelagem Matemática, na perspectiva de metodologia de ensino da Matemática. O tema abordado está relacionado ao estudo de áreas. Para tal, os inscritos serão desafiados a resolver uma situação-problema, em grupos, sendo esta proposta pelas oficineiras, como propõe Barbosa (2001). Alguns materiais para solucionar o problema serão fornecidos aos participantes à medida que estes forem requeridos pelos participantes. Já a coleta de dados para solucioná-lo ficará ao encargo dos participantes que serão desafiados a tornarem-se pesquisadores. O papel das professoras/oficineiras, no decorrer da prática, será o de mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem, como sugerem Almeida, Silva e Vertuan (2013) e Burak (1992). Ao final da oficina, os resultados obtidos serão compartilhados com os demais grupos e problematizados, como sugerem Biembengut e Hein (2003), Almeida, Silva e Vertuan (2013) e Bassanezi (2002, 2015). Espera-se que os participantes, após vivenciar uma prática nesta perspectiva, possam explorar junto as suas turmas, diferentes formas de desenvolver o ensino da Matemática, com o intuito de tornar as aulas mais atrativas, práticas e interessantes, promovendo, assim, mudanças nas formas de ensinar a Matemática. Espera-se, ainda, que os participantes também passem a considerar os alunos sujeitos dos processos de ensino e de aprendizagem e não apenas como objetos, como apregoa Demo (2011).


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