Última alteração: 05-10-2017
Resumo
O texto refere-se a um relato de experiência envolvendo um jogo matemático e o ensino de números inteiros. A atividade foi desenvolvida com alunos do 8ª ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada no estado do Espírito Santo. Tem-se por objetivo analisar as potencialidades que o jogo Matix proporciona aos alunos no que tange o ensino de números inteiros. Esse jogo é de tabuleiro com peças contendo números positivos e negativos e um smile. Os resultados revelam que o jogo propiciou o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, enquanto sujeito crítico e participativo. Acionou processos cognitivos importantes na apropriação e consolidação da aprendizagem do conceito de números inteiros. O trabalho coletivo permitiu a troca de informações, o debate e a reflexão elevando o desenvolvimento cognitivo dos alunos além de desenvolver aspectos democráticos necessários a uma convivência saudável em sociedade. O jogo manteve a dimensão lúdica e educativa demostrando grande potencialidade ao ensino da matemática preocupado em contribuir na superação dos desafios sociais impostos pela sociedade contemporânea.