Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Atualmente é possível a utilização de diversos recursos didáticos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de dinamicidade na sala de aula, o uso desses materiais ganharam espaço por estarem diretamente relacionado a motivação dos estudantes. Devida a dificuldade vivenciada no ensino da Trigonometria no Ensino Médio, este assunto acaba sendo mistificado e negligenciado, tanto por alunos como por professores, como constata Souza (2014, p. 4) “a aprendizagem da trigonometria, geralmente, é tratada como algo abstrato e de difícil aplicação onde são enfatizadas apenas as resoluções de cálculos algébricos e o excesso de formalismo, promovendo assim uma aula cansativa e pouco satisfatória”. Por este motivo, a justificativa deste trabalho está baseada na importância de recursos pedagógicos para o ensino deste assunto. “Com a utilização de recursos didático-pedagógicos, pensa-se em preencher as lacunas que o ensino tradicional geralmente deixa, e com isso, além de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, fazer dos alunos participantes do processo de aprendizagem.” (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009). Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o presente projeto apresenta a ideia de um simulador gráfico das funções Seno e Cosseno. Ele consiste em um quadro de madeira com um marcador guiado por uma engrenagem, capaz de desenhar a função desejada a partir da localização do ângulo na mesma, permitindo assim que os alunos e professores percebam a construção do gráfico quando comparado ao valor do ângulo apontado a partir do movimento circular no círculo trigonométrico. Através de uma metodologia lúdica e prática, nossa proposta visa contribuir com os professores da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem ao trazer uma exposição dinâmica e interativa do conteúdo, permitindo uma melhor compreensão das funções Seno e Cosseno pelo aluno, sem estigmatizá-lo.

Texto completo: PDF