Última alteração: 27-09-2017
Resumo
A experiência profissional juntamente com resultados de avaliações diagnósticas e relatórios de avaliações externas (ENEM, PISA) nos indicam que muitos estudantes ingressantes no Ensino Médio apresentam dificuldades no desenvolvimento e construção de conhecimentos matemáticos, devido a problemas vinculados a domínio de conhecimentos estudados nos anos anteriores, essas dificuldades são aprofundadas durante os anos do Ensino Médio. Este trabalho faz parte de um projeto que visa pesquisar e criar jogos envolvendo assuntos estudados no Ensino Médio, na tentativa de usar o dinamismo do jogo para estimular estudantes a apreciar a Matemática e proporcionar a construção de conhecimentos de forma significativa. O projeto tem como propósito desenvolver esses materiais e juntamente criar um tutorial com as regras dos jogos em LIBRAS para que estudantes com deficiências auditivas possam ter maior envolvimento em atividades com os jogos e novas oportunidades de aprendizagem. O trabalho aqui descrito apresenta uma proposta para estudo de trigonometria, o jogo proposto foi denominado de Tabuleiro Trigonométrico, o qual é composto de um ciclo trigonométrico no qual os estudantes precisam associar ângulos medidos em graus a ângulos medidos e radianos e logo calcular os senos, cossenos e tangentes dos mesmos. O jogo foi desenvolvido por uma estudante de Ensino Médio que em atividades de interação com colegas percebeu que o jogo provocou maior interesse em seus pares e proporcionou um maior aproveitamento nos estudos do conteúdo.