Tamanho da fonte:
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o conhecimento matemático dos alunos que ingressam no ensino médio integrado ao técnico. Toma como referência a pesquisa qualitativa e baseia-se nos princípios da pedagogia histórico-crítica que considera o conhecimento escolar fundamental para o desenvolvimento social e humano dos estudantes. Para discutir a problemática delimitada, parte de dois conceitos fundamentais: educação matemática e ensino médio integrado. A pesquisa aqui apresentada buscou fazer o levantamento e a análise das provas de acesso ao Ensino Médio do Instituto federal de educação ciências e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central. Esses dados parecem apontar para uma defasagem do conhecimento matemático que deveria ser construído no Ensino Fundamental por parte dos alunos aspirante ao ensino médio integrado no IFRN. Para concluir infere-se que é imprescindível, por parte da referida instituição, uma ação afirmativa que garanta a esses alunos a permanência e o êxito nos estudos. Como proposição aponta a execução de um projeto de extensão que possibilite a construção dos conceitos matemáticos necessários aos estudos no Ensino Médio integrado.
Texto completo:
PDF