Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A COMPLEMENTARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO
Emerson Bastos Lomasso, Sonia Barbosa Camargo Igliori

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar como acontece o debate a respeito da construção do conceito do número assim como, a relação dessa conceitualização com a assimilação desse objeto pela criança. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica abordando questões epistemológicas sobre o número e também, a respeito da construção desse conhecimento pela criança. A discussão baseia-se, essencialmente, na ideia de complementaridade – particularizando o ponto de vista de Michael Friedrich Otte - e na teoria piagetiana. Os apontamentos de Otte e a construção do conhecimento de Piaget muito se assemelham quando se trata da conceituação do número, a relação desse com o ensino a aprendizagem  assim como também, como acontece a formação desse conceito na criança. Vê-se adequado conceituar, ensinar e aprender “números”, tendo uma perspectiva de análise direcionada à dualidade intensão e extensão do conceito desse objeto matemático.

 

Palavaras-chaves: Número. Complementaridade. Ensino e aprendizagem. Formação de conceito


Texto completo: PDF