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CONSTRUINDO ROSÁCEAS NO SCRATCH
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo apresenta o relato de um experimento realizado com uma turma de 8º ano da EMEF Vila São Jorge de Portão/RS. Os alunos foram convidados a construírem uma rosácea através do software de programação Scratch, com o objetivo de analisar a contribuição desta atividade para o aprendizado da Matemática, em especial a ideia de ângulo e o giro completo na circunferência. Esta tarefa proporcionou a investigação por parte dos alunos, na qual levantaram hipóteses ao mesmo tempo que iam testando-as, pois o programa permite essa dinâmica. Muitas duplas, inicialmente, fizeram uma programação na qual a rosácea era desenhada com um giro maior que 360° do motivo inicial. Ao fim da atividade percebeu-se que algumas duplas notaram a relação entre o número de repetições e o valor do ângulo do giro para que a rosácea fosse formada com o deslocamento de 360° do motivo inicial e, também, através da exploração, adquiriram conhecimentos quanto à sequência lógica da programação.
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