Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA
Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O texto relata uma experiência na construção e execução de um experimento de ensino ocorrido numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática em 2016/2. A partir do estudo e reflexão de tópicos da literatura que tratavam sobre ensino, formação de professores e uso das tecnologias digitais, os estudantes da Licenciatura em Matemática, denominados professores em formação, criaram e ministraram um curso de extensão intitulado “Ateliê de Matemática para Universitários: funções reais”. Além de apresentar no presente texto o percurso desde a motivação e construção do curso de extensão, também se reflete sobre a experiência, por parte dos professores em formação, de observar e avaliar a aprendizagem dos participantes ao longo das atividades. Como contribuição almeja-se que o relato da prática de ensino aqui descrita possa ser um exemplo de inspiração para novas pesquisas em Educação Matemática.

Texto completo: PDF