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O ESTUDO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Durante o curso de licenciatura em matemática da UFU, o graduando tem a possibilidade de cursar quatro disciplinas de estágio, destinado a níveis e modalidades diferentes de ensino, com o objetivo de proporcionar experiências docentes, reduzindo a dicotomia entre teoria e prática.Ao cursar a disciplina de Estágio Supervisionado 2, em um colégio federal, trabalhei com turmas do ensino fundamental do 4º ciclo, que neste colégio compreende o 8º e 9º ano. Participei das aulas, planejamentos, discussões e observei por um tempo o decorrer das aulas. A proposta metodológica das atividades desenvolvidas estava amparada nas construções matemáticas por parte dos alunos, considerando a teoria de Investigação Matemática, cujo principal pesquisador desta corrente é o autor João Pedro da Ponte (2003).Com base nessa perspectiva teórica, elaborei as atividades de estagio, inclusive a aula a qual ministrei que foi sobre Matemática Financeira.A escolha do tema da aula se deu devido a importância de tais abordagens e da construção de novos significados no ensino e aprendizagem da matemática, mesmos sendo um conteúdo previsto nos documentos oficiais que regem a educação no Brasil, o mesmo não tem sido abordado de forma significativa, deste modo, justificando a necessidade de apresentar tais conteúdos para alunos da Educação Básica.
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