Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Uma Perspectiva de Formação de Professores que Ensinam Matemática a Partir das Noções de Estranhamento e Descentramento
João Pedro Antunes de Paulo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O interesse central deste texto é discutir uma proposta de formação de professores que ensinam matemática fundamentada nas noções de estranhamento e descentramento. Tomando como fundamentação teórica o Modelo dos Campos Semânticos, apresentamos um outro pressuposto de comunicação: comunicação como um processo de compartilhamento de direções de interlocução, para dar visibilidade a nossa perspectiva de formação de professores. Apontamos então aspectos para se pensar as práticas docentes a partir desta perspectiva e como a partir de uma prática intencional o professor pode utilizar a Matemática do matemático como possibilidade de oportunizar estranhamentos em seus alunos. Apresentamos por fim, as contribuições que as noções de estranhamento e descentramento, tomadas do referencial teórico, podem trazer para a formação inicial de professores.


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