Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ENFOQUE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
LUCIA MENONCINI

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Em virtude do intenso desenvolvimento científico e tecnológico na atualidade, é de suma importância inserir o enfoque CTS no contexto escolar para que os alunos sejam capazes de se posicionar frente às questões contemporâneas que envolvem ciência, tecnologia e sociedade. Entendendo que o objetivo de todas as disciplinas escolares deveria ser a promoção de uma educação mais humana e cidadã, voltamos o olhar para o ensino médio como espaço onde tais discussões podem se tornar mais profícuas. Sabendo que o livro didático é um instrumento frequentemente utilizado por professores e que pode ser o ponto de partida para discussões dessa natureza, buscamos identificar num livro didático de matemática do ensino médio elementos relacionados ao enfoque CTS. Porém, reconhecendo que apenas a identificação de tais elementos pode não conduzir a reflexões e discussões fecundas, reconhecemos no posicionamento epistemológico do professor a condição fundamental para determinar o direcionamento e a intensidade das discussões. Os resultados da análise do livro mostraram inúmeras situações potenciais que podem suscitar problematizações e reflexões mais críticas acerca da relação entre ciência e tecnologia e suas implicações no meio social.

Texto completo: PDF