Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esta comunicação discute o desenvolvimento de competências nas aritméticas editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia, para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas estavam inseridas num projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Fundamentando-se na pesquisa histórica, analisaram-se as edições da Primeira e da Terceira Aritmética da série Ordem e Progresso e as edições da Primeira, Segunda e Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas na primeira metade do século passado. Encontraram-se propostas de ensino para o desenvolvimento de competências relacionadas com cálculo mental, cálculo escrito, memorização, atenção, observação, visualização, comparação, imaginação, criatividade, raciocínio lógico, uso de instrumentos de medida, representação em escalas, desenvolvimento do pensamento proporcional e elaboração de estratégias para resolução de problemas relacionados a diferentes contextos da realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas.