Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta comunicação investiga a contextualização do conhecimento matemático nas duas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, para as escolas paroquiais gaúchas, na primeira metade do século XX. Fundamentando-se na pesquisa histórica, verificou-se que tais aritméticas abordavam concretamente e de forma conectada três aspectos essenciais da Matemática educativa: o formativo, o informativo e o utilitário. Identificou-se a contextualização do conhecimento matemático com produções e atividades agrícolas, operações comerciais, orçamento familiar, prática religiosa luterana, comunicação postal e profissões.

Texto completo: PDF