Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DIMENSÃO CONTEXTUAL
Amanda Pranke

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: O presente estudo faz parte de uma pesquisa realizada no curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas e objetiva identificar, a partir de uma narrativa escrita por estudantes de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola agrícola de São Lourenço do Sul/RS, os conhecimentos produzidos com a resolução dos problemas de aplicações de Matemática e as potencialidades da dimensão contextual nos processos de aprendizagem. Essa pesquisa está apoiada no construto da autorregulação da aprendizagem, entendida como um processo que estimula os estudantes a definirem metas e a desenvolverem estratégias, com as quais buscam alcançar resultados positivos na resolução de problemas. A metodologia da investigação é caracterizada por um estudo de caso com uma turma, na qual seis estudantes estão matriculados. Um dos métodos utilizados na coleta de dados, foco da discussão desse estudo, é a escrita de uma narrativa, que partiu da seguinte questão norteadora: Refletindo sobre os problemas de Matemática que tenho resolvido, quais relações estabeleço com os conhecimentos do contexto no qual estou inserido? Os resultados dessa investigação indicam que os estudantes, após participarem da atividade de resolução de oito problemas contextualizados com a vida agrícola, perceberam e narraram várias aplicações de Matemática decorrentes desse lócus, afirmando a importância desse imbricamento para a aprendizagem pessoal/profissional.

Palavras Chaves: Narrativas. Problemas de Matemática. Contexto agrícola.


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