Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O artigo apresenta resultados parciais de um projeto de que visa explorar a Educação Ambiental na disciplina de matemática em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona urbana de São Lourenço do Oeste – SC. Para tanto, foi utilizada a Modelagem Matemática como uma estratégia para o desenvolvimento das práticas pedagógicas juntamente com simulações interativas implementadas no ambiente Netlogo para dar suporte às atividades. Durante as intervenções pedagógicas as observações realizadas pela professora (pesquisadora participante) foram registradas em um diário de campo e após a aplicação das práticas pedagógicas foram utilizados questionários semiestruturados on-line para realizar a avaliação junto aos estudantes. De maneira geral, o ambiente interativo Netlogo se mostrou válido como suporte para as atividades com Modelagem Matemática e para contribuir com a prática da Educação Ambiental, pois possibilitou a reflexão sobre a temática ambiental e melhor compreensão por parte dos estudantes a respeito dos conteúdos matemáticos envolvidos nas problematizações.