História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI | |
Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin |
UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
Andréia Dalcin, Fernanda Wanderer |
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI | |
Mayara de Araujo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado de Lara |
UTILIZANDO FILMES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Roseana Coelho |
A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS | |
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL | |
Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara |
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS NO CINEMA | |
Marger da Conceição Ventura Viana |
AS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO RS E O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
GRANDEZAS E MEDIDAS: SURGIMENTO HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR | |
Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: Contribuições da História da Matemática | |
José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
INCOMENSURABILIDADE E NÚMERO IRRACIONAL: A ANTIFAIRESE COMO INTERFACE ENTRE O GEOMÉTRICO E O ARITMÉTICO | |
Fernando Augusto da Silva Souza |
UMA METODOLOGIA PARA OS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA ORAL | |
Marinéia dos Santos Silva |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A TRIGONOMETRIA: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Vaneila Bertoli |
ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO | |
Camila Pissatto, Ivanete Fátima Blauth, Deise Nivea Reisdoefer |
MATEMÁTICA: A BUSCA POR SEUS FUNDAMENTOS E O SURGIMENTO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
Wesley Ferreira Nery, Rosemeire de Fatima Batistela |
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA RECHENBUCH FÜR DEUTICHE SCHULEN IN BRASILIEN ADOTADO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NA REGIÃO DE LAJEADO, NO RIO GRANDE SUL | |
Cíntia Regina Fick |
A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO | |
Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza, Jurema Rosa Lopes |
LIVRO DIDÁTICO E TELENOVELA EDUCATIVA: COMO FUNCIONAM? | |
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
MATEMÁTICA: DA ARTE EMPÍRICA A CIÊNCIA ESCOLAR | |
ODIRLEY FERREIRA SILVA, ALUIZIO RIBEIRO PINHEIRO |
DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS | |
Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DOS JESUÍTAS NO RIO GRANDE DO SUL | |
Silvio Luiz Britto, Arno Bayer |
A HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Lidiane Schimitz Lopes, Antônio Maurício Medeiros Alves |
O USO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIONAL METROPOLITANA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO | |
Lima Lima Serpa |
A ETNOMATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CARVÃO | |
Luciana Micheli Martins Alves, Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |