Conferências
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Maria Beatriz Menezes Castilhos, Marilene Jacintho Müller, Monica Bertoni dos Santos |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA | |
Ligia Arantes Sad |
Minicursos
UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS | |
Idemar Vizolli, Rita Lopes dos Santos |
ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA BÁSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Davi Cézar da Silva |
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: ESCRITA E COMPREENSÃO | |
Carlos Evaldo dos Santos Silva |
DISCUTINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Cintia Melo dos Santos, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai, Tatiani Garcia Neves, Tiaki Cintia Togura Faoro |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO | |
Bruna Stail, Ediana Cimadon, Julhane Alice Thomas Schulz |
BLOCOS LÓGICOS E “DOMINÓ DAS DIFERENÇAS e BARALHO DAS SEMELHANÇAS” | |
Margarida M R Negrão, Vanessa Scheeren |
ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE ENSINAR E APRENDER | |
Renata da Silva Dessbesel, Elisângela Fouchy Schons |
MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
ESTUDO DAS CÔNICAS EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
Ilca Maria Ferrari Ghiggi, Carise Elisane Schmidt, Beatriz Carla Koch |
ESTUDO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: COMO O SOFTWARE WINGEOM PODE CONTRIBUIR? | |
Carise Elisane Schmidt, Neila de Toledo e Toledo |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA RELAÇÃO DE EULER COM ALUNOS CEGOS | |
Mayra Darly Silva, Suelly Gomes Teixeira |
DIVERSIFICANDO O USO DO PAPEL QUADRICULADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Adriana Elisete Batisti, Vaniza Corrêa da Silva |
PINTANDO E BORDANDO NO ENSINO DAS FUNÇÕES | |
Jarbas Dionísio Camargo, Eliana Bevilacqua Salin |
COMPREENSÃO DE ELEMENTOS GEOMÉTRICOS À LUZ DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DAS GEOMETRIAS NÃOEUCLIDIANAS ENQUANTO ANOMALIA | |
Anna Karla Silva do Nascimento |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Clarissa Lopes Trojack, Sidnei Silva |
Pôsteres
PRIMEIROS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira |
O MODELO DA ÁGUA DO FRANGO CONGELADO | |
Ana Carolina Vieira, Douglas Carvalho de Menezes, Arlindo Arlindo José de Souza Júnior |
A INTUIÇÃO DA LÓGICA ARISTOTÉLICA NA DEMONSTRAÇÃO DO QUINTO POSTULADO POR PTOLOMEU | |
Lucas Henrique dos Santos, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa |
EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Carolina Vieira, Viviane Aparecida de Souza, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior |
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O JOGO MANKALA COLHE TRÊS: EXPLORANDO A NOÇÃO DE DIVISORES POR ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tarcisio Rocha dos Santos |
EXPLORANDO PROBABILIDADE A PARTIR DE RESULTADOS DE CAMPEONATOS DE FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL | |
Vanessa Aparecida de Souza, Gabriela Iris Bruno da Silva |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UMA COLEÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL “MATEMÁTICA E REALIDADE” | |
Marinéia dos Santos Silva |
O USO DO XADREZ COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Samira Abreu Mafra, Raquel Jesus Andrade, Mara Luane Santos, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. | |
Samira Abreu Mafra, Mara Luane Santos, Raquel Jesus Andrade, Enoque Calvino Alves, Aldenize Xavier Ruela |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO DIFERENCIADO SOBRE A MIDIA NA MODA | |
Stela Maris de Souza Stein, Rosalina Vieira dos Anjos, Raquel Martins Araújo |
DISCALCULIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
CUISENAIRE: RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | |
Mara Luane dos Santos Souza, Raquel de Jesus Andrade, Samira De Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier |
LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
EXPERIENCIANDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA | |
Aruana da Rosa Sedrês, Denise Silveira |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS | |
Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg |
ETNOMATEMÁTICA E CULTURA- A BELEZA DA ESTRELA DA FELICIDADE | |
Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA APLICADA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL | |
Wagner De Sousa Santos |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DA AÇÃO AO CONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes |
CONCEITOS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ESTUDANTES EM PROBLEMAS DE DIVISÃO DE NATURAIS POR FRAÇÕES | |
Marli Schmitt Zanella, Idelmar André Zanella |
LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL | |
Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
AS DIFERENTES BASES NUMÉRICAS NAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV E SEUS COLABORADORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Gisele Mezzari Silveira, Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio |
SITUAÇÕES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES DE QUANTIDADES | |
Angélica Regina Schmengler |
CONSTRUTIVISMO E EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DOCENTE ABORDANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Zenar Pedro Schein, Maria Eloisa Farias |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Maiqueli Laís Schmidt, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Tatiane Maria Romio, Julhane Alice Thomas Schulz |
ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE RELEITURA DAS PRÁTICAS ESCOLARES | |
Janice Rubira Silva |
MATEMÁTICA A SERVIÇO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: RESULTADO PRELIMINAR | |
Patricia Carrati Diniz Silva |
SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO: NÚMEROS INTEIROS | |
Anielle G. Vaz Coelho, Arlindo José de Souza Jr |
DETECTANDO E RESOLVENDO OBSTÁCULOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Solimá Gomes Pimentel, Leonardo Pinheiro Silva |
USO DIDÁTICO DE GLOSSÁRIOS COMO UM DIÁLOGO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA ESCOLA | |
Odenise Maria Bezerra, Kaline Souza Santos, Iran Abreu Mendes |
O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Anderson de Abreu Bortoletti, Alvino Sant´Ana |
ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA VARIÁVEL PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Éderson de Oliveira Passos, Angela Cristina dos Santos, Márcia Aparecida Mendes |
UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lupi Scheer dos Santos, Carla Gonçalves Rodrigues |
PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ADOSLESCENTES: ENTRE VAN HIELE E PIAGET | |
Rebeca Moreira Sena |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Silvia Barbosa da Silva, Milena Cristini Silva |
ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA... | |
Marizoli Regueira Schneider |
QUANDO ATIVIDADES DO PIBID NÃO DÃO CERTO | |
João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo, Gabriel Minuzzo |
TRABALHO EM GRUPO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES | |
João Ricardo Viola Santos, Alexandre Barcelos da Silva, Gabriel Minuzzo |
Educação Matemática no Ensino Médio
UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Geraldo Vernijo Deixa, Rosana Figueiredo Salvi, Marinez Meneghellos Passos |
JOGOS MATEMÁTICOS: UM ATRATIVO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, Cássia da Silva Nascimento, Sara Cristina Machado da Silva |
A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Ana Paula de Souza Colling, Juliana Silva |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO | |
Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis |
A ÁGUA QUE MATA A NOSSA SEDE É A MESMA QUE PODE NOS MATAR | |
Aluízio Ribeiro Pinheiro, Odirley Ferreira Silva |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
Paula Beatriz da Silva Serpa, Andréia Dalcin, Alvino Alves Sant'Ana |
UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA | |
Luciane Santana Pereira, Osmar Martins Almeida Júnior, Héctor José García Mendoza |
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL | |
Angela Maria Pacini Schu, Anderson Adilson Pacini |
OFICINA DA CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO | |
Angélica Schossler, Ana Paula Scheeren, Vânia Beatriz Dreyer, Andréia Spessatto De Maman |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | |
Alessandra Querino da Silva, Tatiana Silva dos Santos |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS | |
Jessica Lopes Silva |
REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA | |
Luana Soares de Albuquerque, Erika Eduarda Araújo Sousa, Héctor José García Mendoza |
REFLEXÕES SOBRE O USO DE DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO | |
Filipe Sarmento Barreto, Fernanda Hart Garcia |
O USO DO TEODOLITO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
Giselle Anna Oliveira Silva, Verônica Ferreira dos Santos, Samantha da Silva Vargas, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto |
Educação Matemática no Ensino Superior
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NUMA PERPESCTIVA INTERCULTURAL: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
Cintia Melo dos Santos |
EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: INICIAÇÃO DA PESQUISA EM MATEMÁTICA | |
João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes, Monica Bertoni dos Santos |
O ENSINO DE CALCULO NUMÉRICO UTILIZANDO O SCILAB | |
Tatiane Reis do Amaral, Neila Gualberto Leite, Alan Oliveira da Silva |
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO: PRÉ-VESTIBULAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL | |
Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
TENDÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA REVELADAS NOS ANAIS DOS EDUCON’S (2007-2012) | |
Marcelo Santos Silva, Denize da Silva Souza, Valdecí Josefa de Jesus Santos |
GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello |
JOGOS ELETRÔNICOS: UM APRENDER LÚDICO E VIRTUAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Daniela Renata Jacobsen, Rosária Sperotto |
OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CURSO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
Murilo Cretuchi Delfino de Oliveira, Sani Carvalho Rutz da Silva, Rosemeiry Castro Prado |
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO PERCEBENDO O OUTREM PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE | |
Denílson José Seidel, Maurício Rosa |
CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA. | |
Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal |
DÚVIDAS ON LINE: INTERAÇÃO EM AMBIENTES INFORMATIZADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Roberta Nara Sodré de Souza |
EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS | |
Eliana Bevilacqua Salin, Jarbas Dionisio Camargo |
PROCURANDO ENTENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DE ENSINO | |
Raquel Martins Araújo, Denise Nascimento Silveira |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI | |
Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin |
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI | |
Mayara de Araujo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado de Lara |
ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL | |
Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara |
UMA METODOLOGIA PARA OS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A HISTÓRIA ORAL | |
Marinéia dos Santos Silva |
A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO | |
Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza, Jurema Rosa Lopes |
MATEMÁTICA: DA ARTE EMPÍRICA A CIÊNCIA ESCOLAR | |
ODIRLEY FERREIRA SILVA, ALUIZIO RIBEIRO PINHEIRO |
O USO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIONAL METROPOLITANA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO | |
Lima Lima Serpa |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Claiton Müller, Thaís Schulz, Mauricio José Testa, Edson Carpes Camargo |
PROJETO INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UPF | |
Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Rosa Maria Tagliari Rico, Rosana Maria Luvezute Kripka, Sandra Mara Marasini |
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE ESTADUAL EM SERGIPE | |
Rone Peterson Oliveira Santos, Denize da Silva Souza |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria de Fátima Mello de Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marta Burda Schastai, Willian Damin |
ESTUDO DOS IMPACTOS DE UMA RELAÇÃO INSTITUCIONAL E PESSOAL COM O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA | |
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE | |
Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei |
REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT | |
Vinicius Machado Pereira dos Santos |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA GESTAR II: UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS NORTEADORES | |
Denize Silva Souza, Valdeci Josefa de Jesus Santos |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES | |
Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO | |
Vanessa Scheeren, Sharon Genevieve Araujo Guedes, Margarida Maria Rodrigues Negrão |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
B-LEARNING: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE “OBSERVAR COM SENTIDO” | |
Lucas Gabriel Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
APRESENTANDO UM CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2005 A 2012 | |
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Patrícia Sandalo Pereira |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA (DES)AGRADÁVEL? | |
Izabel da Silva Santos, Micheli Cristina Starosky Roloff |
UMA INTRODUÇÃO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Josemir da Paixão de Souza |
A DIFICULDADE DE ALIAR TECNOLOGIA COM A METODOLOGIA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
Gesinaldo dos Santos |
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO TIMOR-LESTE | |
Daniela Alves Soares, Marcelo Marcos Bueno Moreno |
EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | |
Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES- EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES | |
Valdecí Josefa de Jesus Santos, Denize da Silva Souza, Denize da Silva Souza |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: QUESTÕES DA PRÁTICA EM ABERTO | |
Denise Nascimento Silveira |
Avaliação em Educação Matemática
O ERRO MATEMÁTICO INTERPRETADO EM REVISTAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Figueiredo Salvi |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
REFLEXÕES SOBRE O ESCREVER MATEMÁTICO | |
Aruana da Rosa Sedrês |
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DOS DEVERES DE CASA DE MATEMÁTICA | |
Débora de Lima Velho Junges, João Cândido Moraes Neves, Juliana Meregalli Schreiber |
OPERAÇÕES FORMAIS CONSTITUÍDAS NOS MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO MEDIADA POR TECONOLOGIAS | |
Rebeca Moreira Sena |
O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇOES ALGEBRICAS LINEARES | |
Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MULTIPLOS OLHARES SOBRE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS | |
Natalia Marques Gonçalves, Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Maísa Gonçalves da Silva |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA E A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL | |
Denise Knorst da Silva |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: AVALIANDO AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO | |
Neila de Toledo e Toledo, Carise Elisane Schmidt |
BASES EPISTEMOLÓGICAS SITUADAS EM PESQUISAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM TRABALHOS PUBLICADOS NAS REVISTAS BOLEMA E ZETETIKÉ | |
Edilene Farias Rozal, Marisa Rosâni Abreu da Silveira Abreu Silveira |
MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DOS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE | |
Oziel Souza, Ana Paula Rocha |
UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E EPRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO ÂMBITO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
João Cândido Moraes Neves, Débora de Lima Velho Junges, Juliana Meregalli Schreiber, Marta Detanico Vieira, Fernanda Rogéria Noronha Santos |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O | |
Alessandra Fabian Sostisso |
FERMENTAÇÃO DO PÃO: ESTUDO A PARTIR DE UM EXPERIMENTO MATEMÁTICO | |
Darlã Nogara Oliveira, Bruna Stail, Julhane Alice Thomas Schulz |
MODELOS MATEMÁTICOS PARA A EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS | |
Joice Viviani Birk, Eliete Biasotto Hauser, Vandoir Stormowski |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRSILEIRA: UM MAPA DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO | |
Morgana Scheller |
MODELAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Lisiane Milan Selong, Maria Salett Biembengut |
Uma proposta de investigação aos estudantes do Ensino Médio Politécnico | |
Rodrigo Dalla Vecchia, Rodrigo Soares Saraiva |
Filosofia da Educação Matemática
OS MÚLTIPLOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA "LÓGICA" | |
Alessandro Pinto Ribeiro, Suelen Assunção Santos, Josaine de Moura Pinheiro |
Educação Matemática e Inclusão
ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO TRABALHO COM ÂNGULOS | |
Maíra Kelly Silva Pereira |
O ALUNO SURDO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO EM NATAL, RN | |
Maria José Silva Lobato |
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
OFICNA DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: TRABALHANDO COM MEDIDAS DE CAPACIDADES | |
Mariane Kneipp Giareta, Estela Rosso dos Santos, Juliano Zanon |
CONGRUÊNCIA DA IN(EX)CLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR | |
Fábio Leão, Suelen Santos |
INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: BUSCANDO A AUTONOMIA SOCIAL | |
Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
PROPOSTA DE APLICATIVO ANDROID PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO DE PESSOAS COM AUTISMO | |
Cleusimari M. Colombo Mello, Maria Adelina Raupp Sganzerla |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO | |
Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida |