Conferências
Formación de profesores de Matemáticas. Relaciones entre lo personal, lo social y lo tecnológico | |
Salvador Llinares |
Minicursos
MATEMÁTICA DIVERTIDA: AS IMPLICAÇÕES DO CÁLCULO MENTAL E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Dândara Bellé, Cintia Schneider, Bruna Müller da Silva, Maiara Elis Lunkes, Flaviane Predebon Titon |
O NÚMERO π (PI) E O COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA | |
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6° AO 9° ANO | |
Isabel Cristina Machado de Lara |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE 16 PARA RESOLVER EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS SEPARÁVEIS, EXATAS E LINEARES DE PRIMEIRA ORDEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA | |
Adilandri Mércio Lobeiro |
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Marcia Lorena Saurin Martinez, Débora Laurino, Jéssica Brum, Guilherme Mello, Maritza Costa Moares, Tanise Paula Novello |
Pôsteres
FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
JOGO ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, AMBIENTE INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild |
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES HOMOGÊNEOS OBTIDOS DO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS UTILIZANDO SOMENTE DETERMINANTE DE ORDEM DOIS | |
Clícia Geovana Alves Pereira, Adilandri Mércio Lobeiro |
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO | |
Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
Aline Zuliani Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM LICENCIANDOS DA UFSM | |
Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselmann de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
UTILIZANDO JOGO DE XADREZ PARA DESENVOLVER RACIOCÍNIO LÓGICO | |
Scheyla Lima Vieira, Isabel Cristina Machado de Lara |
DA AÇÃO AO CONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes |
CONSTRUINDO AULAS DE SIMETRIA COM AUXÍLIO DE SITUAÇÕES ADIDÁTICAS | |
Amanda Rocha, Alessandro Aguiar, Euzirene Leão, José Messildo Nunes |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
Alex Sandro Andrade, Jurema Rosa Lopes, Eline Flores Victer |
O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS | |
Lidiane Schimitz Lopes, Gilson Leandro Pacheco Alves, André Luis Andrejew Ferreira |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Edilene Farias Rozal, Roberta Modesto Braga Modesto Braga, Maria Lídia Paula Ledoux Paula Ledoux, Adilson Oliveira do Espírito Santo Oliveira Espírito Santo |
AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL | |
José Ricardo Ledur |
O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS | |
Gilson Braviano, Giselle Cristiane Martins Lunardelli |
CAMINHOS PERCORRIDOS NA RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS COM O TEMA EQUAÇÕES DE 1º GRAU | |
Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA E DOS REGISTROS DOS CADERNOS DE ALUNOS DO 7º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE | |
Clésia Maria dos Santos Lapa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
Educação Matemática no Ensino Médio
ENSINO DE PROBABILIDADE: CONCEPÇÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINSTATS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM | |
Camila Cristina Lopes, Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva |
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TRIGONOMETRIA SOB O PONTO DE VISTA DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE | |
Nadson de Jesus Lima |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
Dilamar Reis Lamberty, Charles Zuconeli Guimarães |
MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Lúcia Holz Luz, Arno Bayer |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE ANÁLISE O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Simone Simionato dos Santos Laier |
TRABALHANDO COM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO | |
Lucas Balthazar Leite, Renan Petter Quadros |
TRABALHANDO COM PRISMAS E SUAS DIFERENTES ESFERAS DE PRÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. | |
Francisco José Brabo Bezerra, Caroline Miano Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
UM ESTUDO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Simone Simionato dos Santos Laier, Gladys Denise Wielewski |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE UMA PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA | |
Camila Aparecida Lehnen, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
O ENSINO DE CALCULO NUMÉRICO UTILIZANDO O SCILAB | |
Tatiane Reis do Amaral, Neila Gualberto Leite, Alan Oliveira da Silva |
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO: PRÉ-VESTIBULAR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL | |
Renata Camacho Bezerra, José Ricardo Souza, Kelly Roberta Mazzutti Lubeck |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm |
FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
FACEBOOK: UMA NOVA AVENTURA NAS TRAMAS DESTA REDE | |
Cristiane Soares Araújo, Andre Luis Andrejew Ferreira, Aline Brum Loreto |
EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ETNOMATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI | |
Mayara de Araujo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado de Lara |
A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS | |
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL | |
Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara |
A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO | |
Eline das Flores Victer, Carlos Antonio de Souza, Jurema Rosa Lopes |
A HISTÓRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Lidiane Schimitz Lopes, Antônio Maurício Medeiros Alves |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca |
OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa |
MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo |
O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
MONITORIA VIRTUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Odimógenes Soares Lopes, Patricia Rosana Linardi |
A PARCERIA SESI-SP / PUC-SP EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Anderson Barros Lucas |
EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | |
Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Aline Lunkes, Daiana Hasselman de Oliveira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DOS MESTRANDOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO) | |
Cíntia Mariza Moreira, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
PROPOSTAS PARA PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS HISTÓRICAS | |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Iran Abreu Mendes |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A ATIVIDADE PESQUEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA. | |
Francisco Diogo Lopes Filho, Edilene Farias Rozal |
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONCEITOS | |
Márcio Albano Lima |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA PARA A COMPREENSÃO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS | |
Pablo Jovellanos dos Santos Lima, Claudianny Amorim Noronha |
Educação Matemática e Inclusão
CONGRUÊNCIA DA IN(EX)CLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR | |
Fábio Leão, Suelen Santos |
ATIVIDADE DOCENTE EM SALAS INCLUSIVAS | |
Simone Maria Alves de Lima, Carmen Lucia Artioli Rolim |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
QUESTÕES AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer |
OS REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DA EJA NA INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS | |
Reinaldo Feio Lima, Lori Viali |