Conferências
DISEÑO INSTRUCCIONAL EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA: DE LA INGENIERÍA A LA IDONEIDAD DIDÁCTICA | |
Juan D. Godino |
Minicursos
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A LUZ DA ETNOMATEMÁTICA | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS VEICULADOS NA PRÁTICA DOCENTE | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
ESTUDO DAS CÔNICAS EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
Ilca Maria Ferrari Ghiggi, Carise Elisane Schmidt, Beatriz Carla Koch |
UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber |
Pôsteres
EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS | |
Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto |
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA | |
Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral |
OS MOVIMENTOS DE PESQUISA NO GEPEMAT: A PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL | |
Simone Pozebon, Halana Garcez Borowsky Vaz, Laura Pippi Fraga, Patrícia Perlin |
ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
PRODOCÊNCIA UEL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS | |
Regina Célia Guapo Pasquini |
DOCÊNCIA COMPARTILHADA | |
Juliana Fogaça Garbin, Bianca Corrêa Noé |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Flávia de Andrade Niemann, Neiva Ignês Grando |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E A ATIVIDADE DE ESTUDO | |
Jussara Vanz, Neiva Ignês Grando |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL | |
Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
LAS NOCIONES ESPACIALES EN EDUCACIÓN INFANTIL. UN ESTUDIO DIAGNÓSTICO | |
Margarita Villegas, Marilin Medina, Marina García, Fredy González |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: CONHECENDO A REALIDADE DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA 15ª CRE | |
Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
MARATONA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Neuza Terezinha ORO, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
O SISTEMA MONETÁRIO E A MATEMÁTICA QUE O ENVOLVE | |
Sidnéia Rosa de Lima, Dayane Gracielle Bento Galeano, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Cláudia Landin Negreiros |
RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO CURRICULAR E COTIDIANO FINANCEIRO: A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
A PLANILHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PARA ACOMPREENSÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
marlúbia corrêa de paula, Ana Laura Grams, Lori Viali |
UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lupi Scheer dos Santos, Carla Gonçalves Rodrigues |
REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO. | |
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias |
AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO NO SIENA COM NÚMEROS DECIMAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosana Pinheiro Fiuza, Karina Sales Nunes |
Educação Matemática no Ensino Médio
A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
Dilamar Reis Lamberty, Charles Zuconeli Guimarães |
UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA | |
Luciane Santana Pereira, Osmar Martins Almeida Júnior, Héctor José García Mendoza |
AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS | |
Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller |
REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA | |
Luana Soares de Albuquerque, Erika Eduarda Araújo Sousa, Héctor José García Mendoza |
Educação Matemática no Ensino Superior
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
APLICAÇÕES DAS DERIVADAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: | |
Daniele Cristina Gonçalves, Frederico da Silva Reis |
EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA PUCRS | |
Thaísa Jacintho Müller, Neda da Silva Gonçalves, Marilene Jacintho Müller, Matheus Jacobs |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Rafaela Sehnem, Jefferson Fernandes Garcia, Tatiane Maria Romio, Claiton Müller |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA BÁSICA: EXPLORANDO A REALIDADE AUMENTADA | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Douglas Lang, Marlise Geller |
OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS DIGITAIS | |
Cristian Douglas Poeta, Marlise Geller |
INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS EN EL AULA DE CLASE DE MATEMÁTICAS. ¿UNA NECESIDAD PARA EL PROFESOR? | |
jackelinne Galvis Rojo, Lida Yaneth Vélez Espinosa, Jhony Alexander Villa Ochoa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DA SIMBIOSE A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA BREVE REFLEXÃO NA DOCÊNCIA | |
Lidinara Castelli Scolari, Neiva Ignês Grando |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE | |
Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei |
O PROCESSO DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID EM UMA ESCOLA BILÍNGUE | |
Daiane Kippper, Livia Bittencourt Gomes |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO | |
Vanessa Scheeren, Sharon Genevieve Araujo Guedes, Margarida Maria Rodrigues Negrão |
B-LEARNING: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE “OBSERVAR COM SENTIDO” | |
Lucas Gabriel Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA | |
Maria Eva Freire Alkimin, Tatiane Reis Amaral, Neila Gualberto Leite |
LA ESCRITURA ACERCA DE SI MISMO COMO ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA | |
Fredy Enrique González |
Avaliação em Educação Matemática
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FORMA DE VALORIZAR O CONHECIMENTO DO ALUNO | |
Marcos Rodrigo Gomes |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MULTIPLOS OLHARES SOBRE TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS | |
Natalia Marques Gonçalves, Alessandra Lucila de Sousa Nascimento, Maísa Gonçalves da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
OFICNA DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: TRABALHANDO COM MEDIDAS DE CAPACIDADES | |
Mariane Kneipp Giareta, Estela Rosso dos Santos, Juliano Zanon |
INCLUSÃO COGNITIVA EM MATEMÁTICA: BUSCANDO A AUTONOMIA SOCIAL | |
Tania Elisa Seibert, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
RETROSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PUBLICADAS NO CIEM | |
Osmar Antônio Cerva Filho, Marlise Geller |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin |