Minicursos
ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE DIFICULDADES MATEMÁTICAS: BRINCADEIRAS COMO SUPORTE DE INTERVENÇÃO | |
Carlos Eduardo da Silva Ferreira |
A CONSTRUÇÃO DE APLETS NO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Joicy Pimentel Ferreira |
Pôsteres
CONSTRUINDO CALEIDOCICLOS: ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo |
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
OLIMPÍADAS DE LONDRES NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo |
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
JOGO “TRILHA DAS REGRAS DE TRÂNSITO”: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn |
UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA | |
Elisabete pereira Fernandes, Sandra Regina Paz |
CONSTRUTIVISMO E EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DOCENTE ABORDANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Zenar Pedro Schein, Maria Eloisa Farias |
DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ENSINO | |
Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES | |
Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE TRUQUES LÓGICOS E MATEMÁTICOS | |
Sabrina Brandão Feltrin, Ricardo Fajardo |
A SIMETRIA POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS | |
Lidiane Schimitz Lopes, Gilson Leandro Pacheco Alves, André Luis Andrejew Ferreira |
COMPARTILHANDO UM SABER DE EXPERIÊNCIA | |
Marlise Furlan, Francisco Egger Moellwald |
ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL RECOMENDADOS PELO PNLD 2011 – 2013. | |
Maurício de Moraes Fontes, Dineusa Jesus dos Santos Fontes |
UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES | |
Karen Pereira Montagner, Ricardo Fajardo |
DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Marila Torres Aguiar, Felipe Almeida Duarte |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO. | |
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias |
AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO NO SIENA COM NÚMEROS DECIMAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosana Pinheiro Fiuza, Karina Sales Nunes |
Educação Matemática no Ensino Médio
GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO AO REALIZAR A PROVA DO ENEM 2012 | |
Manoela Franco |
Educação Matemática no Ensino Superior
INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR | |
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MÁXIMA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ACERCA DO DOMÍNIO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS | |
Fabio Luiz de Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
FACEBOOK: UMA NOVA AVENTURA NAS TRAMAS DESTA REDE | |
Cristiane Soares Araújo, Andre Luis Andrejew Ferreira, Aline Brum Loreto |
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO E SELEÇÃO DE TDIC PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS | |
Elias Antonio Almeida Fonseca, Eduardo Barrére |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROBLEM POSING COM O CIBERESPAÇO | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Maurício Rosa |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA RECHENBUCH FÜR DEUTICHE SCHULEN IN BRASILIEN ADOTADO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS NA REGIÃO DE LAJEADO, NO RIO GRANDE SUL | |
Cíntia Regina Fick |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca |
ESTUDO DOS IMPACTOS DE UMA RELAÇÃO INSTITUCIONAL E PESSOAL COM O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA | |
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NOS ANAIS DA ANPED | |
Laura Pippi Fraga |
DA PRÁTICA À TEORIA: EXPLORANDO NOVOS CAMINHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO LÓCUS ESCOLAR | |
Janaina Freitas dos Santos, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa |
O EMPREGO DE NOVAS TECNOLÓGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Mauricio Ramos Lutz, Erivelto Bauer de Matos, Jussara Aparecida da Fonseca |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS | |
Jacqueline Oliveira de Melo Gomes, Angélica Fountoura |
Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM DISCURSO SOBRE SUAS CORRELAÇÕES | |
José Milton Lopes Pinheiro, Elias Antonio Aalmeida da Fonseca |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
MATEMÁTICA: UMA EXPERIENCIA COM INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA NO ENSINO DE SURDOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. | |
Vinicius Martins Flores |
Educação Matemática e Inclusão
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO MULTIPLANO – UM ESTUDO DE CASO. | |
José Carlos Gonçalves Gaspar, Luis Otavio da Silva, Vilmar Gomes da Fonseca, Wallace Vallory Nunes, André Luis Sousa Silva, Ângela Maria Bittencourt Fernandes da Silva |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Adriano Vargas Freitas |