Minicursos
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Caroline Maffi, Diego de Vargas Matos, Francieli Bandeira de Fraga, Vera Lúcia Martins Lupinacci |
VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA | |
Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis da Silva |
PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
Suzi Samá Pinto, Lidiane Santos de Freitas, Daiane Lemos de Sá, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |
(RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O TRATAMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS VEICULADOS NA PRÁTICA DOCENTE | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
DISCUTINDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Cintia Melo dos Santos, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai, Tatiani Garcia Neves, Tiaki Cintia Togura Faoro |
ABORDAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FRACTAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
Sandra Eliza Vielmo, Francéli Dalberto |
ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE ENSINAR E APRENDER | |
Renata da Silva Dessbesel, Elisângela Fouchy Schons |
DIVERTINDO-SE COM A MATEMÁTICA | |
Geovana Luiza Kliemann, Ana Paula Krein Muller, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO GEOPLANO | |
Marília do Amaral Dias |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO GEOGEBRA | |
Marcos Pinheiro de Lima, Luana Lazzari, Claiton Muller, Julhane Alice Thomas Schulz |
COMO CONSTRUIR INFOGRÁFICOS COM A LOUSA INTERATIVA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
Douglas Martins Dantas, Maurício Rosa |
Pôsteres
MINICURSO MATEMÁTICA E LIBRAS: UMA FORMA DE REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
Daniel Duarte Silveira, Marília do Amaral Dias |
FUNÇÃO EXPONECIAL APLICADA À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO | |
Luana Lazzari, Marcos Pinheiro de Lima, Valter Hanauer, Mariana Lima Duro |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRANDO O PROJETO RONDON | |
Thaíse Uczay de Jesus, Betine Diehl Setti |
UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira |
A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO | |
Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Daiane Leal da Conceição, Mariana da Silva Basílio, Kelen Terra do Amaral |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA | |
Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
MATEMÁTICA EM LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE CURRICULAR DESTA DISCIPLINA EM QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | |
Daniel Duarte Silveira, Nádia dos Santos Gonçalves Porto |
DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
ASPECTOS DO ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
Maria Aparecida de Carvalho, Ana Márcia Tucci de Carvalho |
PROJETO INTEGRANDO: MATERIAIS IMPRESSOS EM PROL DO DEBATE ACERCA DE TEMAS DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Leandro Cruvinel da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Lara Camilla Alves Santos, Mayline Regina Silva |
GETOM: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Lucia da Silva |
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS COM USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS | |
Filipe Sarmento Barreto, Cristiane da Silva Stamberg |
UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Auremar Medeiros de Melo, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Renata Sossai Freitas |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: A POSSIBILIDADE DA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Denise Nascimento Silveira, Ana de Arruda Leal, Vanusa Moreira Dylewski |
APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Flávia de Andrade Niemann, Neiva Ignês Grando |
EXPLORANDO A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO SOBRE O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Daniel da Silva Silveira |
A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Teresinha Aparecida Faccio Padilha |
AS DIFERENTES BASES NUMÉRICAS NAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV E SEUS COLABORADORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Gisele Mezzari Silveira, Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio |
UTILIZANDO O JOGO “AVANÇANDO COM O RESTO” PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO | |
Geliaine Teixeira Malaquias, Vitor Martins do Carmo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
O ENSINO DE SIMETRIA POR MEIO DAS RENDAS DE BILRO | |
Maria Jose Costa dos Santos |
EXPLORANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Ana Paula Krein Muller, Geovana Luiza Kliemann, Giane Maris Eidelwein, Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ULTRAPASSANDO OBSTÁCULOS NO ESTUDO DE FIGURAS PLANAS | |
Stella Diniz de Oliveira |
A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES | |
Paulo Ferreira do Carmo |
DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria das Dores de Morais, Leonardo Bernardo de Morais |
PROPORCIONALIDADE: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Liana Krakecker, Angélica de Oliveira, Deise Nivea Reisdoefer |
A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
DIFICULDADES DOS ALUNOS DE 8º ANO COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITAS | |
Maria Elizabeth de Oliveira Borges |
DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Marila Torres Aguiar, Felipe Almeida Duarte |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS NO TRABALHO COM OS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS | |
Leonardo Donizette de Deus Menezes, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos |
MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Silvia Barbosa da Silva, Milena Cristini Silva |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO | |
Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes |
A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
Marcus Bessa de Menezes |
Jogo dos Multiplos e Divisores | |
Maria Elaine dos Santos Soares, Cristiane Stedille Dall'Alba, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática no Ensino Médio
UM ESTUDO DO PROGRAMA DE ENSINO E DE LIVROS-TEXTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO NA ÓPTICA DAS DIMENSÕES DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E DOS REGISTOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Geraldo Vernijo Deixa, Rosana Figueiredo Salvi, Marinez Meneghellos Passos |
A GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO | |
Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Luana Rodrigues, Daniele Moreira, Fernanda Londero, Renata da Silva Dessbesel |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
Paula Beatriz da Silva Serpa, Andréia Dalcin, Alvino Alves Sant'Ana |
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DO FRAC – SOMA 235 | |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça, Rodrigo Viana Pereira, Wanderley Moura Rezende, Bruno Alves Dassie |
A MATEMÁTICA E A UNIDADE CURRICULAR OFICINA DE INTEGRAÇÃO NO IFSC – CÂMPUS CHAPECÓ | |
Elizangela Weber da Luz |
ABORDANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA DE FORMA LÚDICA | |
Denise Ritter, Alessandra Vargas, Raquel Dalla Nora Michelon, Adriana Matos, Renata Dessbesel |
OFICINA DA CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO | |
Angélica Schossler, Ana Paula Scheeren, Vânia Beatriz Dreyer, Andréia Spessatto De Maman |
AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS | |
Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller |
MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Elisânia Santana de Oliveira, Weverton Santos de Jesus |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA APLICADA AO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA | |
Jó Adriano da Cruz, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
Educação Matemática no Ensino Superior
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
INTEGRAL DEFINIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TRANSPOSIÇÃO | |
Luciana Boemer Cesar Pereira, Guataçara dos Santos Junior, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
ATIVIDADES NO MAXIMA PARA O ENSINO DE CÁLCULO | |
Hugo Alex Diniz, Cristina Lúcia Dias Vaz |
MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
AS CÔNICAS NAS CONSTRUÇÕES CIVIS DE BRUSQUE | |
Paloma Gabriele Novaes De Lorenzo |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES DO EAD NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Mercedes Matte da Silva, Lorí Viali, Régis Lahm |
SOFTWARES EDUCACIONAIS SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS: SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS MATEMÁTICOS E EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E DE FUNCIONALIDADE | |
Carlos Alberto Tavares Dias Filho, Verilda Speridião Kluth |
GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PRÁTICA ATRATIVA VALENDO-SE DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
Aline Silva De Bona, Nilo Barcelos |
CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O GEOGEBRA. | |
Vilmar Gomes da Fonseca, André Luiz Souza Silva, Bruno Vianna dos Santos, Everton Ferreira Santiago, Isabela Luz Marçal |
SOFTWARE MAPLE E A REFLEXÃO SOBRE O ERRO NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Darlã Nogara Oliveira, Mariana Lima Duro |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI | |
Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin |
UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
Andréia Dalcin, Fernanda Wanderer |
INCOMENSURABILIDADE E NÚMERO IRRACIONAL: A ANTIFAIRESE COMO INTERFACE ENTRE O GEOMÉTRICO E O ARITMÉTICO | |
Fernando Augusto da Silva Souza |
DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS | |
Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria de Fátima Mello de Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marta Burda Schastai, Willian Damin |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES | |
Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID-UEFS | |
Eliane Santana de Souza, Nadson Lima, Josemir da Paixão de Souza, Gilcimar Santos |
O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Jaqueline Gomides da Costa, José Pedro Machado Ribeiro |
FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES- EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES | |
Valdecí Josefa de Jesus Santos, Denize da Silva Souza, Denize da Silva Souza |
INVESTIGANDO EPISTEMOLOGIAS ESPONTÂNEAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | |
Alex Bruno Carvalho dos Santos, George Christ Caraveo da Silva, José Messildo Viana Nunes |
PERFIL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO: A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA POSTURA INVESTIGATIVA NO DECURSO DA FORMAÇÃO INICIAL | |
Celina Amélia da Silva, Carmen Teresa Kaiber |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. | |
Sheila Leontina Weiverberg, Claudia Carreira da Rosa |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO TEÓRICO | |
Danusa de Lara Bonotto, Isabel Cristina Machado de Lara |
INTERPRETANDO GRÁFICOS DE SOLUÇÕES DE UM MODELO MATEMÁTICO | |
Débora da Silva Soares |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: AVALIANDO AS CONVERSÕES E TRATAMENTOS EM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO | |
Neila de Toledo e Toledo, Carise Elisane Schmidt |
MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO | |
Jennifer Valleriano Barboza, Luana Tais Bassani, Flaviane Titon Predebon, Sheila Mello da Silveira |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA TRANSFORMAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA | |
Rodrigo Dalla Vecchia, Tiago Weingarten |
Uma proposta de investigação aos estudantes do Ensino Médio Politécnico | |
Rodrigo Dalla Vecchia, Rodrigo Soares Saraiva |
O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS | |
Rodrigo Dalla Vecchia, Juliana Colombo de Loreto Barroso |
Educação Matemática e Inclusão
DISCALCULIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS | |
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS TRADUTORES/ INTÉRPRETES DE LIBRAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS: QUALIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS | |
Nádia dos Santos Gonçalves Porto, Daniel Duarte Silveira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL POR MEIO DAS RELAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO | |
Fernando de Candido Pereira, Rivaneide Antônia de Lima |
PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Danise Regina Rodrigues da Silva, Maria Helena Maffei Wolf, Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO | |
Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida |
A DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO E O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Camila da Silva Nunes, Arno Bayer |
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA AÇÃO DE INVESTIGAR PARA OS ESTUDANTES | |
Sabrina Letícia Couto da Silva, Aline Silva De Bona |
OFICINAS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO SOB A ÓTICA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
Milena Ruas Marques, Yuri Wladimir Pitthan, Lidiane Santos de Freitas, Mauren Porciúncula Moreira da Silva |