Conferências
LA CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DEL CONOCIMIENTO MATEMÁTICO: INTUICIÓN Y RAZÓN | |
Cecilia Crespo Crespo |
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Maria Beatriz Menezes Castilhos, Marilene Jacintho Müller, Monica Bertoni dos Santos |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL | |
Helena Noronha Cury |
Minicursos
CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BÁSICO | |
Bruna Stail, Ediana Cimadon, Julhane Alice Thomas Schulz |
TRANSFORMAÇÕES NO PLANO E MORFISMO: APLICAÇÕES DE MATRIZES COM O USO DO EXCEL. | |
Marcos Roberto Fonseca Conceição |
PINTANDO E BORDANDO NO ENSINO DAS FUNÇÕES | |
Jarbas Dionísio Camargo, Eliana Bevilacqua Salin |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | |
Sara Coelho da Silva, Adilandri Mercio Lobeiro |
RESOLVIENDO LA ECUACIÓN CÚBICA EL APORTE DE DESCARTES | |
Gustavo E. Bermúdez Canzani |
Pôsteres
CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA VISÃO COGNITIVISTA E ETNOMATEMÁTICA PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Michel Hallal Marques, Juliana Gularte Coutinho |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA | |
Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari |
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta |
ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
UM ESTUDO DA NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS | |
Alan Henrique Gomes Coimbra, Paulo Roberto Vargas Neves |
DESENVOLVENDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONJUNTOS | |
Francine Fernandes Araujo, Gabriel Souza Germann da Silva, Rafaella Campelo Centeno, André Luis Ferreira |
LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS: TREINAMENTO DE MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
Raquel de Jesus Andrade, Mara Luane dos Santos Souza, Samira de Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Carneiro Diniz |
VAMOS FALAR DE CIDADANIA? – UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO – A MONTAGEM DO GRÊMIO ESTUDANTIL. | |
Bruno César Câmara, Danielle Loureiro Roges |
O USO DO BLOG NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA DA UEL | |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
ESTUDO DO TRIÂNGULO RETÂNGULO USANDO O QUADRANTE NÁUTICO | |
Dionei Cardozo, Juliano Gonzalez |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: O NÚMERO ÁUREO | |
Neide Alves Schaeffer, Tania Elisa Seibert, Maiara Ferreira Schons, Débora Moreira Pereira, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Geanice Mineia Christo |
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo |
ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES, UM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Silva da Luz, José Alexandre Ferreira da Costa, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta |
APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO | |
Lindomar Cazzarotto, Juciele Decezere, Daniele Martini |
O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA | |
Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA LUDOPEDAGÓGICA | |
Denise Cristina Canal, Edson Carpes Camargo, Leandra Barcelos da Cruz, Hilda Maria de Carvalho Gostenski, Márcia Barbieri |
MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS | |
Rafael dos Santos Freire, Adriana Regina de Oliveira Cunha, Rosemeiry de Castro Prado Maximiano |
EXPLORANDO O CONCEITO DE ESPAÇO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gláucia Reuwsaat Justo, Sonia Maria Vanzella Castellar |
“É DE MAIS, NÉ PROFESSORA?” OS PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lucimara Aparecida de Lima Batista, Claudete Cargnin |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO | |
Taigor Quartieri Monteiro, Helena Noronha Cury |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O PENSAMENTO MATEMÁTICO NELES MANIFESTO | |
Adriana Camejo da Silva Aroma, Mariana Ibañez Carvalho |
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES | |
Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO: NÚMEROS INTEIROS | |
Anielle G. Vaz Coelho, Arlindo José de Souza Jr |
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO ÁBACO PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS DE CÁLCULOS | |
Vítor Martins do Carmo, Anielle Glória Vaz Coelho, Mariana Martins Pereira |
BRINCAMÁTICA | |
Denise Vieira Kazanowski, Glaziela Souza de Freitas Machado, Diarone Santos Câmara, Sandra Andrea Moraes Viezzer |
A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS... | |
Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt |
AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Débora Machado Costa, Aline Silva De Bona, Leandra Borba Leal |
TANGRAM | |
ANELISE Hodecker, BIANCA Cecon |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO | |
Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes |
A MEDIANA DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA | |
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Thayann Menezes da Costa Campos, Carlos Alberto de Miranda Pinheiro |
Educação Matemática no Ensino Médio
A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES | |
Thaísa Jacintho Müller, Marciane Linhares Carlos |
A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS | |
Ana Paula de Souza Colling, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Ana Paula de Souza Colling, Juliana Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA | |
Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima |
MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE OS RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
Luciana Chimendes, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall, Rejane Pergher |
UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL | |
José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
A ABORDAGEM DE NÃO CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA PLANA DE UM CURSO DE LICENCIATURA | |
Paulo Roberto Vargas Neves, Alan Henrique Gomes Coimbra |
NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA... O APRENDER E A ESCRITA | |
Lisete Bampi, Francisco Moellwald, Gabriel Camargo, Fernanda Kettermann |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS TUTORES REFERENTES AO ENSINO DE GEOMETRIA NO CURSO NORMAL SUPERIOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Aldrin Cleyde Cunha |
OAMVet – DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE VETORES | |
Vanessa Mattoso Cardoso, Walkiria Cordenonzi, Luisa Gaspary, Gonzalo Rodriguez Marquez |
EL TEOREMA FUNDAMENTAL DEL CÁLCULO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA ONLINE | |
Edison Alberto Sucerquia-Vega, René Alejandro Londoño Cano, Carlos Mário Jaramillo López |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS | |
Eliana Bevilacqua Salin, Jarbas Dionisio Camargo |
O PROBLEMA DO TESOURO: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DISCUTINDO SOLUÇÕES. | |
Erika Silos de Castro |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
UTILIZANDO FILMES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Roseana Coelho |
ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: Contribuições da História da Matemática | |
José Roberto Costa Júnior, João Batista Rodrigues da Silva |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Claiton Müller, Thaís Schulz, Mauricio José Testa, Edson Carpes Camargo |
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA BREVE REFLEXÃO NA DOCÊNCIA | |
Lidinara Castelli Scolari, Neiva Ignês Grando |
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM PROCESSO CONTÍNUO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES | |
José Roberto Costa, Regina Maria Pavanello |
OS EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA QUE ESTÃO NA DOCÊNCIA E SUAS CONCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO CURSO | |
Lélia de Oliveira Cruz |
UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE | |
Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE DESAFIOS E A PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA LOUSA DIGITAL | |
Adriano Vargas Freitas, Abel Rodolfo Garcia Lozano, ângelo Santos Siqueira, Eline das Flores Victer, Gisellel Faur de Caqstro Catarino |
FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA MATEMÁTICA: O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | |
Taís Montelli dos Santos, Luana Danelli da Silva, Flávia Costa de Oliveira, Sandra Mara Marasini |
Avaliação em Educação Matemática
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánchez, Pilar Azcárate Goded |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
A TEORIA DE DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA POSSÍVEL EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA | |
Rafaela Padilha, Viviane Polachini, Edson Carpes Camargo |
O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇOES ALGEBRICAS LINEARES | |
Lígia Françoise Lemos Pantoja, Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos, Rocio Rubi Calla Salcedos |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELANDO CONCEITOS INICIAIS DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Milena Abreu Resende, Vitor Martins do Carmo |
O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE VÍDEOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS | |
Valdinei Cezar Cardoso, Lilian Akemi Kato |
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MODELANDO OS PLANOS DE OPERADORAS TELEFÔNICAS | |
Vítor Martins do Carmo, Milena Abreu Resende, Fabiana Fiorezi Marco |
O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS | |
Rodrigo Dalla Vecchia, Juliana Colombo de Loreto Barroso |
Educação Matemática e Inclusão
DEFICIENTES VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE FUNÇÃO | |
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar |
RETROSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS PUBLICADAS NO CIEM | |
Osmar Antônio Cerva Filho, Marlise Geller |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA AÇÃO DE INVESTIGAR PARA OS ESTUDANTES | |
Sabrina Letícia Couto da Silva, Aline Silva De Bona |