Tamanho da fonte:
PRÁTICAS DOCENTES EM ESTATÍSTICA – ÊNFASE EM NÚMEROS E OPERAÇÕES E A LINEARIDADE DOS CONCEITOS
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Estetexto é um recorte da pesquisa de mestrado (em andamento) que se desenvolve emtorno das práticas estatísticas de professoras dos anos iniciais de ummunicípio do interior do RS. Neste estudo busca-se investigar quais e como aspráticas estatísticas são propostas nos anos iniciais e que elementos destaspráticas podem ser indicadores para contribuir com o desenvolvimentoprofissional das professoras, permitindo a inserção desses conceitos em suaspráticas. Para tanto, utilizamos a metodologia da história oral, na qual osdados são produzidos em momentos individuais de entrevistas dialogadas. A análise dos materiais produzidos nas duasprimeiras entrevistas, foco da análise deste texto, permitem afirmar aexistência de práticas estatísticas que precisam ser consolidadas nos anosiniciais. Revelam também alguns indícios que limitam estas práticas como asupervalorização do trabalho referente aos números e operações e o princípio dalinearidade, ainda muito presente no currículo de matemática. As entrevistasexpressam também a diversidade de entendimentos das professoras em relação aotrabalho desenvolvido em matemática, questões estreitamente relacionadas aformação continuada ou a falta dela.
Texto completo:
PDF