Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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UM ESTUDO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Simone Simionato dos Santos Laier, Gladys Denise Wielewski

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Apresentamos neste texto resultados parciais da pesquisa de mestrado em andamento, intitulada “Álgebra e aspectos do Pensamento Algébrico: um estudo com Resolução de Problemas na Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – UFMT/Sinop”. A pesquisa tem como objetivo geral investigar que aspectos do Pensamento Algébrico são revelados por alunos desse Curso de Licenciatura, e quais manifestações são apresentadas sobre a Álgebra e sua aprendizagem ao resolverem problemas matemáticos. Pretendemos assim, identificar possíveis relações entre a formação inicial de professores de matemática e o processo de desenvolvimento do Pensamento Algébrico por meio da Resolução de Problemas. A partir de alguns dados produzidos por parte dos sujeitos durante os encontros, já conseguimos identificar algumas características de Pensamento Algébrico presentes na Resolução dos Problemas selecionados para a pesquisa, e pudemos esboçar uma tentativa de análise, que trazemos no decorrer do trabalho tendo como referência um dos problemas matemáticos, bem como parte do levantamento teórico feito sobre Pensamento Algébrico. Percebemos neste estudo inicial com os sujeitos, que um mesmo problema matemático é lido, entendido e resolvido de maneiras diferentes, o que nos revela que a Resolução de Problemas é uma fonte que nos permite identificar a produção de significados e as características de Pensamento Algébrico revelados pelos sujeitos, acadêmicos do curso em questão.


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