Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 51
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 17-10-2013
Resumo
: Este trabalho tem como objetivo descrever os resultados de uma experiência de ensino realizada com alunos participantes da disciplina Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano – RS, tendo a Modelagem Matemática como metodologia de trabalho em sala de aula. O tema escolhido foi a variação dos preços dos estacionamentos. A partir do tema foram construídos modelos matemáticos que permitiram a exploração de diferentes tipos de funções e suas propriedades. O trabalho desenvolvido possibilitou perceber que a filosofia da modelagem matemática, quando introduzida no processo de ensino e aprendizagem, possibilita dar significados a diversos conceitos abstratos ao serem aplicados em problemas do cotidiano.
Palavras - Chave: Modelagem Matemática. Modelo matemático. Ensino e aprendizagem de matemática.