Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Esta pesquisa investigou os cálculos empíricos existentes no processo de comercialização de madeira bruta* nas serrarias de Abaetetuba-PA. Numa perspectiva etnomatemática, mostra os cálculos sendo realizados por pessoas sem estudo ou com pouco estudo formal de matemática.
A profissão de madeireiro é mais uma prova da existência de um saber informal, envolvendo cálculos, dentro da rotina das pessoas capazes de transformar essa ciência em arte, garantindo assim a sua sobrevivência.
Por meio de várias análises, foi possível observar uma grande contribuição da matemática empírica para o melhor entendimento da formal, pois as experiências obtidas nos cálculos realizados de maneira empírica nos mostram outra essência da matemática e consequentemente na hora de realizar os mesmos cálculos formalmente, temos uma imagem da importância da matemática sendo aplicada em nosso cotidiano.
Finalizaremos nosso artigo reafirmando a ideia de, no momento de se desenvolver o ensino da matemática, é muito pertinente fazer as relações necessárias com o cotidiano do público alvo no processo de ensino dessa ciência.
* Entende-se por madeira bruta, aquela cuja forma pode ser representada por um cilindro, pois se trata do tronco de uma árvore.