Tamanho da fonte:
SOFTWARE MAPLE E A REFLEXÃO SOBRE O ERRO NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
Com a inserção das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, surgiram-se intensas discussões entre os docentes sobre este progresso tecnológico e suas respectivas contribuições pedagógicas, como por exemplo, o uso do computador – principal instrumento do avanço tecnológico. Neste viés, com auxílio dos softwares educativos, espera-se que esta ferramenta desperte o interesse dos alunos e, consequentemente, permita a construção dos conceitos explorados em sala de aula, a partir da reflexão sobre o próprio erro. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de aplicação do software MAPLE 13 no desenvolvimento de atividades matemáticas que explorem expressões algébricas, com intuito de possibilitar ao aluno descobrir e corrigir seus próprios erros. Acreditamos que ferramentas como esta possibilitam instigar os estudantes, envolvendo-nos com o conteúdo, por meio de uma metodologia diferenciada no ensino da matemática. No entanto, é essencial destacar a importante participação dos professores neste processo, uma vez que ao utilizar o software não se estará substituindo o papel docente na prática educativa, nem estará garantido que tais ferramentais serão geradores de ensino e aprendizagem.
Texto completo:
PDF