Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
GRANDEZAS E MEDIDAS: SURGIMENTO HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR
Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga aspectos relativos a organização  do ensino de matemática nos anos iniciais e a formação inicial de professores para esse nível de ensino. Um aspecto importante dos pressupostos teóricos que embasam a pesquisa é a história do surgimento dos conceitos matemáticos que compõem o currículo atual. Nesse contexto, o nosso objetivo com esse artigo é apresentar um breve apanhado sobre o surgimento dos conceitos que são focados na pesquisa -grandezas e medidas - na história da humanidade, assim como realizar uma discussão a partir da sua organização curricular e presença em documentos oficiais. Utilizamos como aporte teórico autores que tratam da Teoria Histórico-Cultural, da Atividade Orientadora de Ensino e da História da Matemática. Partimos de uma pesquisa que evidencia as necessidades históricas que motivaram a criação dos conceitos de grandezas e medidas e posteriormente trazemos a contextualização desses conteúdos nos documentos considerados referência para a organização curricular nas escolas públicas. Por fim, salientamos alguns aspectos referentes ao trabalho com esses conteúdos na escola.


Texto completo: PDF